Avião não cai! Alguém o derruba - Se Liga na Informação





Avião não cai! Alguém o derruba

Compartilhar isso

Brasília – O trágico acidente que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavaski, é mais um daqueles que está fadado à dúvida eterna: o avião em que o ministro viajava foi derrubado por quê ou por quem?
Avião não cai; alguém o derruba seja falha humana, seja por falha do piloto, falha do mecânico, falha da torre de comando, por sabotagem ou por um míssil. 
Alguém provoca a queda de uma avião, assim como se provoca acidente de carro.
No caso do trágico acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense, já se sabe que foi falha do piloto, que estava no limite da reserva de combustível e sabia dos riscos que corria. Aliás, risco que ele repetia e quase causou o acidente transportando a seleção Argentina.
O piloto não avisou à torre de comando que estava no limite de combustível porque isso implicaria numa multa equivalente a 50 mil reais – o frete que a Chapecoense pagou foi de 300 mil reais.
No caso do avião com o ministro Teori, a dúvida permanecerá porque o ministro era o relator da Operação Lava Jato no Supremo e havia antecipado o fim do recesso de final de ano para dar início às audiências com os 77 delatores da empreiteira Odebrecht  que denunciaram 217 pessoas envolvidas com os esquemas de desvio de dinheiro em conluio com a empreiteira.
Entre os denunciados estão o próprio presidente Michel Temer , que dizem ter sido citado mais de 40 vezes,  o ministro José Serra, o senador Aécio Neves, o filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de integrantes do próprio Poder Judiciário, governadores e ex-governadores.
Pode ser que tudo tenha sido mesmo acidente e é preciso aguardar o laudo da Força Aérea, mas  convenhamos ser difícil convencer a opinião pública de que se tratou mesmo de fatalidade.  Por isso, é imperioso que a investigação seja contundente porque as interrogações e as dúvidas alimentam as suspeitas.
Todos se perguntam: o que vão fazer com as delações que estavam em poder do ministro Teori?
Durante o governo Sarney, no final da década de 1980, o acidente com o avião que matou o então ministro da Reforma Agrária, Marcos Freire, deixou dúvidas. A na época deputada pernambucana Cristina Tavares chegou a comentar que “colocaram açúcar no tanque de combustível”, o que provocou a explosão da aeronave.
As ilações sobre o acidente que matou o Marcos Freire ganharam corpo pelo ineditismo da missão que se dispôs a desempenhar e que mexia numa área complicada, ou seja, a terra para reforma agrária.
Temer vai nomear o substituto de Teori, mas a expectativa da sociedade permanecerá grande porque a delação dos diretores e ex-diretores da Odebrecht é arrasadora e atinge duramente o governo. E como o governo vai nomear o próprio juiz de si?
O Supremo Tribunal Federal perdeu um integrante de reconhecida capacidade intelectual e reputação ilibada, e ganhou um problema seríssimo para resolver – que é mostrar à sociedade que, diferente da Operação Mãos Limpas, na Itália, a Operação Lava Jato não será estancada.

Fonte: http://blogdobob.blogsdagazetaweb.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário